O nosso preço inclui:
O nosso preço não inclui:
Suplementos de tarifa aérea para outras classes de reserva e épocas altas, extras de carácter pessoal, visto, gratificações e qualquer outro serviço não mencionado no itinerário.
Observações:
AS MIL COLINAS DO RUANDA
Itinerário indicativo sujeito a alterações até à data de partida
DIA 1 – PORTUGAL / KIGALI
Comparência no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Kigali. Noite a bordo.
DIA 2 – KIGALI
Chegada e transfer para Kigali. Alojamento.
DIA 3 – KIGALI / PARQUE NACIONAL AKAGERA
Pequeno-almoço. Visita à cidade de Kigali, incluindo o Kigali Genocide Memorial e o mercado de artesanato. Almoço. Partida para o Parque Nacional Akagera. Chegada. Durante a tarde, safari de barco pelo lago Lhema, durante o qual poderá observar a população de hipopótamos que habita o lago e os crocodilos a apanhar sol nas margens do lago. Após o pôr do sol, safari para observar as criaturas noturnas que habitam o parque, tais como a gineta, o serval, os gálagos, entre outros. Regresso ao lodge, jantar a alojamento.
DIA 4 – PARQUE NACIONAL AKAGERA
Pequeno-almoço. Partida bem cedo para safari, durante o qual a natureza revelará um tesouro de vida selvagem sob a forma de búfalos, antílopes, civetas, girafas, primatas, leopardos das neves, hienas, gatos servais, bem como muitas aves da savana, da floresta e aquáticas. Regresso ao lodge para almoço. De tarde, terá lugar uma experiência cultural com a comunidade local que inclui a visita aos kraals utilizados para a criação de gado, a ordenha das vacas, o fabrico de queijo a partir do leite, a produção de cerveja de banana e uma dança e teatro tradicionais em que todos podem participar. Regresso ao lodge e tempo livre para descansar. Jantar e alojamento.
DIA 5 – PARQUE NACIONAL AKAGERA / KINIGI
Pequeno-almoço. Partida para Kinigi, via Kigali, onde será feita paragem para almoço. Continuação para a zona dos vulcões de Virunga, um dos últimos redutos onde se pode encontrar o gorila de montanha em estado selvagem. Ao longo desta viagem atravessará paisagens verdejantes deslumbrantes, colinas e vales, cruzando Ruhengeri. Chegada, jantar e alojamento.
DIA 6 – KINIGI / PARQUE NACIONAL DOS VULCÕES / KINIGI
Pequeno-almoço. Partida para o centro de visitas do Parque Nacional dos Vulcões, habitat de uma das espécies mais ameaçadas do planeta, situado na base do vulcão Sabinyo (que significa "dentes" no idioma local). Primeiramente, ser-lhe-á atribuído um dos grupos de gorilas habituados à presença humana e, depois, o guia que o irá acompanhar dará uma breve explicação sobre as regras e comportamentos a ter durante o trekking e a observação dos gorilas. Após explicação, transfer até ao ponto onde terá início o trekking. No Ruanda há um total de 12 grupos de gorilas acostumados para a presença humana e que podem ser visitados por turistas. Cada grupo pode ser visitado por um máximo de 8 pessoas por dia e o encontro com os gorilas é rigorosamente limitado a 1 hora. Após o trekking, transfer de regresso ao hotel e almoço. Tempo livre para descansar. Jantar e alojamento.
O trekking pode durar entre 1 e 8 horas, o terreno é íngreme e, dependendo das chuvas, pode existir muita lama. O percurso é fisicamente exigente, podendo alcançar altitudes acimas dos 2500 metros. É aconselhável levar roupa quente e confortável, nomeadamente calças, camisolas de mangas compridas, meias altas e chapéu, bem como capas de chuva e calçado preparado para trekking. Recomenda-se ainda usar protetor solar e repelente. Água será fornecida pelo guia.
DIA 7 – KINIGI / LAGO KIVU
Pequeno-almoço. Partida para o Lago Kivu, na área do Parque Nacional Nyungwe Forest, passando por Kibuye, usufruindo de vistas do lago Kivu e dos bosques de Eucaliptos. Almoço. Chegada ao hotel e tarde livre. Jantar e alojamento.
DIA 8 – LAGO KIVU / PARQUE NACIONAL NYUNGWE FOREST / LAGO KIVU
Partida de madrugada em direção ao Parque Nacional Nyungwe Forest, com pequeno-almoço para levar. Aqui terá lugar uma atividade desafiante, mas muito emocionante: trekking com os chimpanzés ao longo da floresta com deslumbrantes paisagens verdejantes. Terá a oportunidade de encontrar vários primatas, como é o caso dos macacos de cauda vermelha, colobus preto e branco, macacos azuis, macacos de L'Hoest, e avistará imensas aves. Almoço. Caminhada de duas horas ao longo de uma ponte pedonal através das copas das árvores (canopy walk). Ao longo da caminhada poderá maravilhar-se com vistas deslumbrantes da floresta enevoada e avistamentos da vida selvagem. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
DIA 9 – LAGO KIVU / KIGALI / PORTUGAL
Pequeno-almoço. Partida para Kigali e, pelo caminho, visita ao Museu Nacional de Ruanda em Butare e ao Palácio Real, durante a qual irá aprender mais sobre as tradições de Ruanda. Em hora a combinar localmente, partida para o aeroporto para embarque em voo de regresso. Noite a bordo.
DIA 10 – PORTUGAL
Chegada.
RUANDA
1. MOEDA: O franco ruandês é a moeda oficial de Ruanda, tem por símbolo "RF" e por código RWF. 1 RWF corresponde aproximadamente 0.00071 EUR.
2. LÍNGUA: As línguas oficiais de Ruanda são o inglês, o francês e o quiniaruanda.
3. DIFERENÇA HORÁRIA: GMT/UTC + 2
4. ELETRICIDADE: Em Ruanda, a voltagem é de 230 V, e a frequência de 50 Hz. As tomadas padrão são de tipo C e J, neste sentido deve-se fazer acompanhar de um adaptador universal para evitar problemas com aparelhos eletrónicos
5. CLIMA: O clima ruandês caracteriza-se por ser equatorial temperado, com dias de forte precipitação durante a estação das chuvas, entre setembro e dezembro, e entre março e maio.
6. VESTUÁRIO: Durante todo o ano, é aconselhado fazer-se acompanhar de roupas leves e confortáveis, sem esquecer o protetor solar e o repelente de mosquitos.
7. GASTRONOMIA: A gastronomia ruandesa caracteriza-se pela base em alimentos básicos como banana, banana-da-terra, vegetais, batata doce, feijão e mandioca. O consumo de carne não é muito comum.